Uma mulher identificada como Maria Medianeira Silva Valmerate, 59 anos, foi encontrada morta por volta das 17h05min de terça-feira (31), na residência onde morava na Rua Manoel da Nóbrega, no Bairro Divina Providência, em Santa Maria. Uma sobrinha da vítima acionou um chaveiro para abrir a porta da casa, após a tia não entrar em contato com a família há alguns dias.
Aos policiais a familiar da vítima disse que a tia morava sozinha, teria diabetes e há pelo menos 30 anos sofria de problemas mentais.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com a ocorrência, após a mulher ser encontrada morta sobre a cama, a sobrinha da vítima comunicou a Brigada Militar, que ao chegar no local acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atestou o óbito, porém, não a causa da morte. O corpo que estava em avançado estado de decomposição foi encaminhado ao Departamento-Médico Legal (DML), para exame de necropsia, que irá apontar a causa da morte.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) como encontro de cadáver, e será investigado pela Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Santa Maria.
Quem era
Segundo a sobrinha de Maria Medianeira, a tia era ex-bancária, mas deixou a profissão devido ao transtorno mental que sofria. Ela solteira não tinha filhos.
A sobrinha conta que durante 30 anos a família fez todos os esforços para garantir o seu bem-estar, mas Maria Medianeira se recusava a fazer qualquer tratamento, tanto para a saúde mental quanto para o diabetes. Ela era uma pessoa reclusa, já tendo sido internada algumas vezes. Os familiares chegaram a acionar a Secretaria de Saúde e o Ministério Público para tentar a internação compulsória.
- Ela não se tratava nem falava com a família - lamenta a sobrinha, que mesmo diante das recusas os familiares não deixavam de dar toda a atenção possível à tia.
Maria Medianeira Valmerate será cremada, em data ainda a ser definida após os trâmites legais para o seu atestado de óbito.